Pode soar estranho e até um pouco antiquado o uso desse material para desenhar, mas o carvão vegetal é um material muito versátil, utilizado desde o esboço até o desenho final. Se você já o conhecia, é provável que seu primeiro contato tenha sido com a sua versão em formato de gravetos. Esse é o tipo de carvão mais comum e barato que se encontra no mercado. O “carvão de vinha”, como é conhecido, é feito a partir da queima de galhos de árvores. É muito leve, tem uma textura macia e porosa e desliza muito suavemente sobre o papel. É um ótimo material para quem está começando desenhar e também para quem faz desenhos de observação com modelo vivo, por exemplo, e precisa de agilidade nos traços.



O carvão pode ser encontrado em outros formatos, um deles é a sua versão em barra, que se assemelha a um giz. Na sua composição são adicionados aglutinantes – muitas vezes, argila – o que o torna mais resistente e com maior fixação sobre as superfícies. Também é possível encontrá-lo no formato de lápis (o “Nero” da Cretacolor, por exemplo), que possui diversas gradações como os lápis de grafite. A vantagem do lápis carvão sobre o carvão de vinha é permitir um trabalho mais limpo e controlado. Além disso, o lápis carvão consegue oferecer um tom de preto escuro e fosco que o lápis grafite, por maior que seja a gradação, não consegue.

Por ser muito poroso, apaga muito facilmente. Por isso é comumente utilizado para esboços. Mas caso seja usado como material final, exige o uso de um spray fixador como acabamento. Existem vários tipos de fixadores e vernizes de marcas nacionais e importadas, com diferentes efeitos e preços. Agora, atenção: a escolha vai depender da sua expectativa de acabamento. Os vernizes, encontrados na versão de acabamento fosco ou brilhante, além de criarem uma película que não permite a alteração do desenho, costumam também alterar a cor. Já os fixadores permitem alterações no desenho, pois criam uma camada bem mais fina que não causa alterações no efeito final.
E por último, mas não menos importante, o tipo de borracha ideal para usar com o carvão é o a “limpa tipo”, que se assemelha a uma massinha de modelar, e consegue retirar o pigmento do papel em várias camadas sem causar manchas. Mas falaremos mais sobre no post especial sobre borrachas 😉


Caso você queira se aventurar nesse material, seguem alguns links:
- Carvão para desenho grosso com 6 unidades CORFIX
- Kit carvão sketch Faber-Castell Multicor
- Carvão Vegetal Para Desenho, Keramik, Natural, 6-8 mm, 4 Barras
- Spray Fixativo Corfix 300ml Proteger E Fixar Desenhos
- Fixador Para Desenho Carvão e Pastel Conté 400ml
- Fixador Spray Profissional Winsor & Newton 150ml
- Borracha Limpa Tipo Artools Blur
- Borracha Técnica Artística, Staedtler – Pastel Soft Karat
- Faber-Castell 127220 Kneaded Eraser com estojo (cinza)
